top of page

Bogotá

Bogotá definitivamente não é uma cidade que chamaria de bonita, é cinza no céu e cor de tijolo por todo lado. As casas e prédios de tijolinhos têm seu charme, mas não estamos falando de nenhuma Paris!

Porém, Bogotá me encanta, e em cada 1 das 3 vezes que fui, gostei mais.

Pra se hospedar procure a zona T ou G (coisa mais sugestiva! rs), mas são tipo o Leblon e Ipanema da cidade.

A Zona T é mais comercial, tem o shopping Andino onde vc encontra basicamente todas as lojas americanas, mas o preço não é muito diferente daqui do Brasil, porém é legal de passear.

Já a Zona G é mais residencial e cheiaaa de restaurantes.

Bogotá deixou de ser uma cidade perigosa, claro que estamos falando dos melhores bairros, mas me sinto mais segura que no Rio, talvez porque sou turista, mas não dá para dar mole, você não está no Canadá também!

O que fazer de turismo?

Museu do Ouro - meu predileto. Um banho de história das civilizações. Minha dica é ir seguindo a ordem cronológica mesmo do museu lendo as placas que vão contando toda a história das culturas e das simbologias através das peças LINDAS em ouro. Dá pra passar umas 3 horas lá. Ahhh destaque para a lujinha no final cheia dos ouro que você quer levar inteiraaaaaaaa. Ixalá!

Plaza Mayor - a praça principal no centro da cidade, os museus são todos ali pertinho.

Museu Botero - atrás da praça, é pequeno mas tem umas obras bem legais do Botero, mas você não gasta mais de uma hora.

Museu Igreja de Santa Clara - estando ali na praça não custa a visita a essa igreja que virou museu, bem bonita.

Cerro Monserrate - aí sim reserve ou uma manhã inteira ou tarde inteira! Que lugar lindo! Preste atenção no tempo pois ele pode ir do sol e calor à chuva intensa e frio em uma hora lá em Bogotá. mas olhe a previsão e escolha o dia com a melhor pra subir. É uma cidadezinha lá no alto (é perto do centro o lugar onde vc pega o trenzinho pra subir). Lá em cima é lindinho, vc tem a vista de Bogotá toda além de uma igreja, a via crucis (é bonito por menos religioso que vc seja) e vários restaurantes bem indicados. Vale muuuito o passeio.

Catedral de Sal - é longe de Bogotá, pelo menos 2 horas. Ainda não tive tempo de ir, mas recomendo.

Porém a minha parte predileta de Bogotá é a culinária! Tem um misto de amazônica, criola, caribenha e andina, e é sensacional!!!

De longe o melhor restaurante é o Leo Cocina y Cava da fantástica Eleonor Espinosa, e o próximo post é só sobre ela! Mas anotem aí, esse é top top top, e prove tudo que você puder.

Pra terem idéia de quão exóticos são os ingredientes que ela usa, o cardápio vem com um glossário que explica cada ingrediente. Um dos meus prediletos é o atum em crosta de hormigas culonas (formiga tanajura), e o meu prato predileto foi o que minha irmã pediu da última vez que era uma corvina com tucupi (um molho feito também a base de formigas). Fora a fritura de entrada que tem coelho, nossa, de comer rezando!

Ahhh e a rabada! Melhor da vida! Difícil escolher mesmo!

Se forem de peixe, peçam um Chablis maravilhoso que eles têm na carta de vinhos por um bom custo benefício, acho que estava 165.000 pesos.

Restaurante Rafael - comida peruana. Chef renomado, esse restaurante dele é mais clássico.

La Despensa de Rafael - o novo trendy do mesmo chef, bom pra ir a noite que tem um bar ótimo (ambos na zona G). Coma Ceviche, ceviche e mais ceviche!

Casa - uma casa antiga que fica numa rua bem badalada na zona T. Também ótimo pra ir a noite

Pra comer cozinha tradicional colombiana - MISIA. outro restaurante da Leo que fica no centro, mas estilo completamente diferente! Peça sucos e mais sucos, amei o de Sapote e o de Tomate de Arbol (recomendaçoes da propria Leo). Pra comer tem uma prancha com um mix de todos os melhores piqueos deles. Detalhe pra empanada com massa de banana chamada patacón, muito bom! E para principal tem uma carne típica de Cartagena cozida por horas que derrete na boca.

Se vc estiver em Bogotá em um domingo na hora do almoço, procure um restaurante para comer Ajiaco, a sopa tipica deles feita com uma erva chamada guasco, leva frango, coentro, 3 tipos de batata, milho, alcaparras. Deliciosa!

Temos ainda o Andres Carne de Res, esse é turisticão mas o mais famoso por lá.

Outro destaque é a vida noturna sempre agitada de Bogotá! Qualquer dia os bares estão cheios! Gostei muito do El Bandido, na Zona T. Musica e ambiente agradáveis e gente bonita. Em plena terça feira tinha que fazer reserva!

Ahhh no café da manhã não deixe de comer Arepas de milho e as frutas deliciosas que eles têm, como a Pitaya.

Se quiser um programa diferente especial pras crianças vá tomar café no Brot, no Parque del Chicó. Um onibus londrino cheio de gostosuras dentro.

Vale ainda dizer que Bogotá vale ficar uns dias e de lá ir pra Cartagena (lugar mágico), Medelín, San Andres e mais um monte de lugares que estão na minha lista ainda!

posts recentes
arquivo
tags
bottom of page